segunda-feira, 30 de maio de 2011

Educação a Distância: Conceituação e Historicidade.

           Maria das Graças Silva Lima em seu artigo Educação à Distâcia: Conceituação e Historicidade. Além de trazer algusns relatos sobre a história da Educação a Distância e seu desenvolvimento, desde a Educação por Correspondência, passando pelo rádio, telecursos, cursos on-line e vídeo aulas, chegando até os dias de hoje; traz também alguns conceitos definidores da EAD e também uma defesa ardua deste tipo de ensino.
          O artigo vem a confirmar algus dos pensamentos que já tiamos sobre a Educação a Distância e traz também na visão da autora os beneficios desse ensino. A Educação a Distância ocorre quando professores e alunos estão separados fisicamente, utilizando-se de meios de comunicação e tecnologia para a interação entre professor e aluno, nela não há espaço para aulas e sim para tutoria, deve haver um comprometimento do aluno na construção do seu aprendizado. Para a autora " A Educação a Distância pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento educacional de uma país, notadamente de uma sociedade com características brasileiras e dimensões continentais, cujo sistema educacional não consegue desenvolver as multiplas ações que a cidadania requer".
          Na minha concepção dentro do artigo a autora tem alguns acertos como o de que dentro de um país como o Brasil onde em algumas resgiões que não há universidades a graduação feita pelo sitema EAD é proveitosa. Porém a autora peca em outros pontos devido ao exagero e generalização em sua defesa. Neste ponto concordando com MALACHEN, a educação não consegue resolver todos os problemas da sociedade, até mesmo porque a própria EAD não é de acesso a todos.



A Inclusão Digital e as Metas do Milênio

            
              O texo de Ricaro Young,  vem discutir a Inclusão Digital não apenas como um modo de inovar a forma de ensinar mas também com meio de diminuir as desigualdades sociais;  para ele "inclusão digital significa capacitar as pessoas para o uso efetivo dos recursos tecnológicos de maneira plena, como ferramentas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico, intelectual e político do cidadão", sendo assim a Inclusão Digital vai além dos limetes de ter ou não um computador mas de capacitar as pessoas para usarem as ferramentas que estão presentes em nossa sociedade.
              De acordo com o texto os programas para Inclusão Digital não dever incluir apenas o individuo em particular, mas toda uma sociedade inclusive as pequenas e médias empresas, a inclusão digital passa então a fazer parte dos direitos humanos básicos e é dever não apenas do governo está promovendo essa inclusão, isso é responsabilidade de todos, uma vez que, nos dias atuais quem não sabe usar essa novas ferramentas não consegue ter acesso a informações e muito menos exercer seu papel de cidadão.
              Estou de pleno acordo quando o autor diz que vivemos em tempos contraditórios, sendo que vivemos em um mundo que novas tecnologias surgem am todo instante, mas são  poucos os que podem ter acesso e menos ainda os que dominam esses recusros. Trata-se de fornecer a qualificação para que o cidadão possa não apenas ter acesso mas também possa dar utilidade as TIC`s de maneira adquada. A escola como formadora de cidadãos não deve se abster dessa responsabilidade.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Esino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias

          O artigo Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias de MORAN,  trata não só das Novas Tecnologias mas de todas as tecnologias como meio de inovar o sistema de ensino-aprendizagem.De acordo com o artigo não há uma receitas prontas para  se dar aulas uma vez que isso vai depender da turma, de instituição e de uma série de outros fatores, o que deve se feito é diverssificar a maneira de se dar aula, de realizar atividades e de avaliar; para isso temos como recursos as tecnologias sejam elas Dependentes ou Independentes.
          O texto chama a atenção para o ensino através da pesquisa, sendo que esta deve ter um princípio educativo com um objetivo final, não sendo descartada a pesquisa dos alunos, e os mesmo devem ser instruidos a realizar uma boa pesquisa. O autor traz  diferenças entre o Ensino Presencial e a EAD, mas o que mais chama a atenção no texto é que deixa claro que a EAD tem suas desvantagens bem como as vantagens, mas não vai resolver as dificuldades do Ensino Presencial.
          " Ensinar com as novas mídias será  uma revolução, se mudar-mos simultaneamente os paradgmas convencionais  de ensino, que matêm distantes professores e alunos", digo que  Jose Manuel Moran foi muito feliz nesta frase, já que não adianta mudar a forma de ensinar se professores e alunos permanecerem distantes na sua relação, não é a distância física que prejudica e sim a dificuldade de relação entre ambos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Piratas do Vale do Silício

            O Filme que no Brasil ganha o titulo de Piratas da Informática,  conta a história do desenvolvimento da informática e a popularização dos computadores; essa história é contada através da construção da Apple Computer que durante muito tempo liderou o mercado da informatica com suas inovações e design sofisticados uma vez que Steve Jobs um dos seus fundadores era muito ligado a arte, referencia essa que até hoje é mantida; e também a história da Microsft que atualmente é a maior empresa no ramo da informática, e de como Bill Gates um dos homens mais ricos do mundo construiu seu império.
           No princípio a guerra da informática que tornou possível a popularização dos computadores era uma guerra entre a IBM maior empresa da época e a Apple uma empresa nova que se superou exatamento com o que a IBM não visualizava que era a popularização da informática que para eles eram previlégios das classes mais poderosas. Essa luta onde a IBM lançava um produto e a Apple vinha e lançava outro de melhor qualidade e virce-versa durou muito tempo, Bill Gates aproveita dessa rivalidade para entrar no mercado e superar a ambas tornando a Microsoft o que é hoje.

Educação a Distância: Democratização ou Canto da Sereia?

            O artigo de Julia Malachen traz duras críticas á democratização da EAD no ensino brasileiro. De acordo com os relatos da autora a suposta democracia que seria trago pela Educação Distância está apenas no papel e no falar, na pratica ela está bem diastante do que seria o verdadeiro objetivo que seria a educação de qualidade e com acesso a todos.
            De acordo com os estudos de MALACHEN a EAD assim como a Educação Formal tem um caráter capitalista no qual o objetivo principal e o de baratear o custo das formações, a educação é vista como instrumento para o desenvolvimento econômico esquecendo-se do seu principal valor que é o de tornar os cidadão capazes de interferir nas questões políticas, de expressar seu ponto de vista sobre o modo como as coisas estão sendo produzidas, tornando-se participantes ativos da sociedade. No texo também encontramos críticas sobre outros termos como o de que através da educação possibilita a igualdade a todos e de que é capaz de resolver todos os problemas sociais. Para nós como futuros educadores é um texto que nos faz repensar: Como estamos conduzindo nossa formação? Onde pretendemos chegar? Por que meios pretendemos atingir nosso objetivo? E a Educação a Distância até que ponto ela é eficaz?