segunda-feira, 30 de maio de 2011

Educação a Distância: Conceituação e Historicidade.

           Maria das Graças Silva Lima em seu artigo Educação à Distâcia: Conceituação e Historicidade. Além de trazer algusns relatos sobre a história da Educação a Distância e seu desenvolvimento, desde a Educação por Correspondência, passando pelo rádio, telecursos, cursos on-line e vídeo aulas, chegando até os dias de hoje; traz também alguns conceitos definidores da EAD e também uma defesa ardua deste tipo de ensino.
          O artigo vem a confirmar algus dos pensamentos que já tiamos sobre a Educação a Distância e traz também na visão da autora os beneficios desse ensino. A Educação a Distância ocorre quando professores e alunos estão separados fisicamente, utilizando-se de meios de comunicação e tecnologia para a interação entre professor e aluno, nela não há espaço para aulas e sim para tutoria, deve haver um comprometimento do aluno na construção do seu aprendizado. Para a autora " A Educação a Distância pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento educacional de uma país, notadamente de uma sociedade com características brasileiras e dimensões continentais, cujo sistema educacional não consegue desenvolver as multiplas ações que a cidadania requer".
          Na minha concepção dentro do artigo a autora tem alguns acertos como o de que dentro de um país como o Brasil onde em algumas resgiões que não há universidades a graduação feita pelo sitema EAD é proveitosa. Porém a autora peca em outros pontos devido ao exagero e generalização em sua defesa. Neste ponto concordando com MALACHEN, a educação não consegue resolver todos os problemas da sociedade, até mesmo porque a própria EAD não é de acesso a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário