segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Inclusão Digital e as Metas do Milênio

            
              O texo de Ricaro Young,  vem discutir a Inclusão Digital não apenas como um modo de inovar a forma de ensinar mas também com meio de diminuir as desigualdades sociais;  para ele "inclusão digital significa capacitar as pessoas para o uso efetivo dos recursos tecnológicos de maneira plena, como ferramentas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico, intelectual e político do cidadão", sendo assim a Inclusão Digital vai além dos limetes de ter ou não um computador mas de capacitar as pessoas para usarem as ferramentas que estão presentes em nossa sociedade.
              De acordo com o texto os programas para Inclusão Digital não dever incluir apenas o individuo em particular, mas toda uma sociedade inclusive as pequenas e médias empresas, a inclusão digital passa então a fazer parte dos direitos humanos básicos e é dever não apenas do governo está promovendo essa inclusão, isso é responsabilidade de todos, uma vez que, nos dias atuais quem não sabe usar essa novas ferramentas não consegue ter acesso a informações e muito menos exercer seu papel de cidadão.
              Estou de pleno acordo quando o autor diz que vivemos em tempos contraditórios, sendo que vivemos em um mundo que novas tecnologias surgem am todo instante, mas são  poucos os que podem ter acesso e menos ainda os que dominam esses recusros. Trata-se de fornecer a qualificação para que o cidadão possa não apenas ter acesso mas também possa dar utilidade as TIC`s de maneira adquada. A escola como formadora de cidadãos não deve se abster dessa responsabilidade.

Um comentário:

  1. ...sendo assim, a Inclusão Digital vai além dos limites de ter ou não um computador, mas...; não devem incluir apenas o indivíduo...; empresas. A inclusão digital passa então a fazer parte dos direitos humanos básicos e é dever, não apenas do governo, estar...; surgem a todo instante...; esses recursos.

    ResponderExcluir