segunda-feira, 23 de maio de 2011

Esino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias

          O artigo Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias de MORAN,  trata não só das Novas Tecnologias mas de todas as tecnologias como meio de inovar o sistema de ensino-aprendizagem.De acordo com o artigo não há uma receitas prontas para  se dar aulas uma vez que isso vai depender da turma, de instituição e de uma série de outros fatores, o que deve se feito é diverssificar a maneira de se dar aula, de realizar atividades e de avaliar; para isso temos como recursos as tecnologias sejam elas Dependentes ou Independentes.
          O texto chama a atenção para o ensino através da pesquisa, sendo que esta deve ter um princípio educativo com um objetivo final, não sendo descartada a pesquisa dos alunos, e os mesmo devem ser instruidos a realizar uma boa pesquisa. O autor traz  diferenças entre o Ensino Presencial e a EAD, mas o que mais chama a atenção no texto é que deixa claro que a EAD tem suas desvantagens bem como as vantagens, mas não vai resolver as dificuldades do Ensino Presencial.
          " Ensinar com as novas mídias será  uma revolução, se mudar-mos simultaneamente os paradgmas convencionais  de ensino, que matêm distantes professores e alunos", digo que  Jose Manuel Moran foi muito feliz nesta frase, já que não adianta mudar a forma de ensinar se professores e alunos permanecerem distantes na sua relação, não é a distância física que prejudica e sim a dificuldade de relação entre ambos.

Um comentário:

  1. ensino-aprendizagem. De acordo com o artigo, não há receitas prontas para se dar aulas, uma vez que isso vai depender da turma, de cada instituição...; instruídos; "Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm distantes professores e alunos".

    ResponderExcluir